A primeira edição do ano do jornal “O Bancário” já está disponível para a categoria. A versão digital da publicação pode ser acessada neste link. O jornal impresso pode ser retirado na Casa dos Bancários (rua General Câmara, 424, Centro Histórico de Porto Alegre) e também está sendo entregue pelos diretores nos locais de trabalho.
Confira o editorial de capa da edição de janeiro:
92 anos de lutas e defesa de direitos
Foi em um momento de crise, após o fechamento do Banco Pelotense, demissões em massa e a falta de garantias de emprego, que nasceu o Sindicato dos Bancários de Porto Alegre e Região. Fundado em 18 de janeiro de 1933, o SindBancários completa 92 anos de lutas.
Se lá em 1933, os bancários já temiam perder seus empregos, o que pode-se dizer de hoje, com uma redução brutal da categoria? Agências bancárias são fechadas todos os dias, colegas migram para trabalhos terceirizados e precarizados ou se submetem a jornadas mais extensas para dar conta de suas necessidades básicas.
Conquistas como a jornada de 6 horas são ameaçadas sistematicamente e o adoecimento mental é uma realidade cada vez mais presente. Metas abusivas, desvalorização da categoria, retirada de direitos. Tudo a serviço do capitalismo.
E é pra se colocar contra isso que o Sindicato continua na luta. É para isso que o Sindicato existe e sempre existirá.
Mais do que nunca, a categoria bancária precisa ter a sua voz ouvida, ter suas pautas defendidas nas mesas de negociação, seu grito de socorro ouvido nas ruas e nas mídias. A vida tem que estar acima do lucro!
Uma das categorias mais unidas e fortes do país não pode morrer. O Sindicato está sempre pronto a defender nossos direitos e melhores condições de vida para todos os trabalhadores e trabalhadoras do país.
Jornalista/Fonte

